Por que sempre queremos falar e nunca ouvir?

Certa vez, estava combinando com uma amiga para tomarmos um café e entramos nessa questão: por que sempre estamos tão ansiosas querendo falar de nós mesmas que não temos interesse no que o outro tem a dizer??

Vivemos num mundo tão frenético de informação que olhar nos olhos da amiga enquanto ela desabafa é perder o que meu grupo de WhatsApp está falando ou o último feed do meu Instagram. A nossa carência nos empurra para falar sempre mais e apenas de nós mesmos, dos nossos problemas e dores. Mas o nosso egoísmo é implacável na hora de ouvir. Sim, porque escutar é bem diferente de ouvir. Ouvir é algo que demanda uma vontade explícita de se conectar com o outro, de penetrar na sua alma, de entrar em profundo flow e até de sentir com ele as suas emoções. Sabe aquele momento quando choramos ou rimos verdadeiramente com o outro?? Mas, isso tem sido tão raro. Esse é um dos motivos pelos quais os consultórios de psicólogos e psiquiatras estão tão cheios. Porque chegamos ao ponto de precisarmos pagar alguém para nos ouvir.

Eu concordo que as redes sociais atrapalharam e muito aqueles que já eram dispersos por natureza e que tinham uma dificuldade natural de ouvir e prestar atenção. Mas o que eu posso fazer para melhorar isso? Será que não estamos colocando nossas relações em risco (família, amigos, colegas, filhos)? Será que não estamos mais frios?

Ouvir bem é uma arte e exige esforço, mas com boa vontade e exercício constante é possível atingir um grau de excelência. Você sabia que amigos que ouvem mais são tidos como alguém de maior credibilidade e confiança do que aqueles que apenas escutam?

Na sua casa, no seu trabalho ou com seus amigos, ouça! Se você não dispuser de muito tempo, ao menos ofereça 5 minutos para ouvir, mas não se distraia. Ouvir na essência é, além de um gesto de amor, um ato de profundo respeito pelo outro. Afinal, é disso que consiste em a nossa felicidade, das coisas simples da vida.

Quer saber um pouco mais sobre Felicidade Feminina? Vem conhecer o meu Canal no Youtube: Valeria Didier Coach. Eu espero você.

Um forte abraço e até a próxima.

Valery Didier

#FelicidadeEhUmaEscolha

Comentários

Comentários