Aprenda a fazer o teste em casa para saber se sua pele é fria, quente ou neutra!

Esse tema pertence a uma área da Consultoria de Imagem chamada Análise Cromática. Com a sua ajuda, vou passar os truques para vocês descobrirem se o seu subtom tem a temperatura quente, fria ou neutra. Subtom é aquilo que fica embaixo da pele, não é cor de cima da pele e nada tem a ver com raça ou etnia. Por exemplo, tem pessoas que são negras e são consideradas frias porque o seu subtom é frio.

Todo profissional que trabalha com cores como cabelereiros e maquiadores deveria saber identificar o subtom de suas clientes para evitar possíveis desastres. As vantagens de saber o subtom são imensas porque, com o uso correto das cores, a aparência fica mais jovem e saudável, as imperfeições são disfarçadas e a pele é suavizada. No entanto, quando se faz um mal-uso da cor, a aparência fica cansada, envelhecida e a pele fica amarelada ou acinzentada. O subtom é usado para identificar a cores da maquiagem, cabelos, acessórios que ficam próximos ao rosto e roupas.
Uma cor fria é aquela que possui mais azul na sua mistura de cores, a quente é aquela que possui mais amarelo. No caso da pele, a fria é a de tons mais rosados e a quente a de tons mais amarelados. Entenda melhor.

Para fazer os testes, você vai precisar de:

1. Espelho com luz natural (prenda os cabelos e retire toda a maquiagem);
2. Uma camisa ou papel de cartolina numa cor quente (laranja é sempre uma boa opção);
3. Uma camisa ou papel numa cor fria (pink é perfeito);
4. Uma blusa branca;
5. Uma blusa off-white ou marfim.

Pare diante do espelho e veja qual a cor dos seus olhos, cabelo (sua cor natural) e pele. Esse trio dirá determinante na descoberta do seu subtom. Veja se eles têm mais tons quentes ou frios. Depois, coloque as camisas, uma de cada vez, ao redor do seu pescoço e analise com calma. Faça contraposição da laranja x pink e da branca x marfim. Você vai perceber que sempre uma cor favorece mais que a outra. Uma cor irá sempre iluminar mais que a outra. Agora, compare os resultados (eventualmente, você pode ter uma característica quente mas ser predominantemente fria. O que vai contar é a maioria dos atributos).

Características das peles quentes:

1. Se sua pele é um tom verde-oliva ou ouro e se bronzeia com facilidade, indica uma pele quente. Cabelos louro escuro, marrom dourado, castanho e ruivo são os mais comuns em pessoas com pele quente, assim como olhos castanhos ou verdes. Se tiver esses atributos, você tem um tom definitivo quente. Seus olhos são tipicamente marrons, verdes ou castanhos, com alguns tons de laranja, amarelo, vermelho ou dourado;
2. As veias na parte inferior de seu pulso são mais verdes do que azuis (você pode vê-las em luz natural);
3. As joias ao redor do seu rosto ficam melhores em tons de ouro;
4. Você fica ótima em roupas em tons quentes. O branco puro lhe deixa um pouco pálida, mas já o off-white fica perfeito.

Características das peles frias:

1. Se sua pele é clara ou pálida e queima com facilidade na exposição ao sol, é uma indicação de uma tez fresca ou fria. Seu cabelo pode ser preto, castanho escuro, castanho ou um louro cinza. Seus olhos são geralmente azuis, azul esverdeado, azul turquesa ou tons frios de castanho e cinza;
2. As veias na parte inferior do seu pulso são inegavelmente azuladas;
3. As joias ao redor do seu rosto ficam melhores em tons de prata;
4. Você fica ótima em roupas em tons frios.

Características das peles neutras:

Se sua cor da pele é bege e você, mesmo sendo branca, não se queima facilmente no sol, é uma indicação de uma pele neutra. Se você, ao fazer os testes acima, concluiu que fica bem em todas as tons, você é, definitivamente, neutra. A maioria das pessoas se enquadram nessa categoria com uma mistura de cabelo e cor dos olhos que corre entre ambas temperaturas, quente e fria. Isso é uma super vantagem, porque você pode usar todas as cores de ambas as classificações.

Não deixem de fazer os testes. É importante, porque quando falarmos sobre as cores da maquiagem e dos tons do cabelo mais apropriados, vocês já saberão identificar o que são.
Se quiser saber um pouco mais sobre como se vestir de forma descomplicada, venha conhecer nosso canal no Youtube: Valeria Didier Coach.

Um forte abraço,

Valery Didier
Foto: Reprodução

Comentários

Comentários